25 julho 2008

Elogio

A gente está tão acostumado a ser mal atendido nas repartições públicas que quando o contrário (que deveria ser normal) acontece vira motivo de comemoração e destaque.
Quando eu anunciei pra família e amigos que precisava renovar meu passaporte, ouvi toda natureza de lamentos e desejos de boa sorte. Fui avisada de que passaria horas na fila pra entrevista inicial, esperaria por cerca de um mês e, por fim, passaria mais outras horas na fila pra retirar o documento. A única palavra de otimismo veio de um conhecido, que me deu a dica de que na delegacia do Galeão a marcação dessa tal entrevista inicial estava acontecendo num prazo um pouco menor que nos demais lugares - no Leblon, por exemplo, a espera era de quase 60 dias.
Realmente, entrei no site da Polícia Federal e consegui marcar a entrevista no Galeão pra dali a 15 dias. Na segunda feira dessa semana cheguei ao aeroporto com pouco menos de uma hora de antecedência, imaginando que isso me daria alguma vantagem de localização na tão falada fila. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que NÃO EXISTE fila quando você marca o horário: você vai ser atendido naquela hora ou antes, a medida que as demais pessoas que também marcaram forem chegando. Ou seja, eu estava SAINDO do Galeão, com tudo feito, às 13:55 h, cinco minutos ANTES da hora prevista pra entrevista começar!!!
E o melhor: ontem recebi um email me avisando que o documento já estava pronto pra ser retirado. Hoje, quatro dias após dar entrada na documentação, eu voltei ao Galeão e em cerca de quinze minutos já estava saindo, e de posse do meu novo passaporte.
Fica aqui, então, o registro e a dica: vale a pena ir um pouquinho mais longe. ;-]

Um comentário:

Anônimo disse...

Comigo foi muito rápido. Marquei a entrevista pra 2 semanas à frente. E meu passaporte ficou pronto em 6 dias. Fiz tudo no Rio Sul, pertinho de casa. Agora o esquema na Receita Federal mudou e está muito mais ágil! Viva!