22 setembro 2005

Anti - Dia do Amante


Isso mesmo!!! Pra mim também foi uma grande surpresa descobrir que existe um dia dedicado ao amante. Mas também foi muito inspirador.
*
O meu primeiro insight foi quanto à diferença existente entre "o amante" e "os amantes". Se o dia fosse "dos amantes", certamente nos encontraríamos diante de mais um incentivo à celebração do amor, da paixão, entre um casal ou, ainda, comemorando a dedicação das pessoas a causas específicas, do tipo "amantes da natureza". Entretanto, ao se designar o dia como sendo "do amante", somos rapida e instintivamente remetidos àquele terceiro - ou terceira - que é inserido na relação, normalmente sem conhecimento de um dos consortes.
*
Eu não quero falar dos "acidentes de percurso", ao quais todos nós estamos sujeitos. Ter um amante, aqui, está significando a existência efetiva de uma relação paralela àquela pré-existente...
*
Ser amante não pode ser motivo de orgulho! A vida do amante me parece tão infeliz... O amante, por amar ao traidor e não amar por si mesmo, se sujeita à encontros às escondidas, às ausências nos aniversários, Natais, feriados, Anos Novos... e se contenta em ter o amado por breves momentos, sempre à sombra de um telefonema insperado, da chegada de alguém, da descoberta do traído... A relação entre o amante e o traidor jamais se completa, mesmo que o traído seja abandonado pelo traidor. Isso porque eu acredito que a relação desse pretenso novo casal já começou baseada na infidelidade, e o amante - agora companheiro - vai ter sempre a certeza de que seu amado é capaz de trair novamente.
*
Não julgo as pessoas que optam por manter relações extra-conjugais (aqui, não estou me referindo só aos casados - namorados e noivos também estão incluidos), mas acho que a traição maior não é ao companheiro, mas sim, a si mesmo. A pessoa que mantém relações paralelas trai a si mesma, se auto-sabota, já que está traindo o sentimento que tem pelo seu companheiro.
*
Me lembro de, há alguns anos atrás, ter saído com um cara - e só com ele - durante mais de um ano. Nunca fomos namorados, mas eu gostava da sua companhia e me preocupava com ele. Comecei, então, a ser questionada pelos meus amigos quanto ao meu desinteresse em sair com outras pessoas, já que não havia nenhum compromisso entre nós. A isso eu respondia tentando explicar que, saindo com outro cara eu não estaria traindo àquele, mas estaria traindo o que eu sentia por ele; e isso, pra mim, é mais importante que qualquer compromisso! Os meus sentimentos são mais importantes do que qualquer rótulo, e eu procuro preservá-los ao máximo.
*
Um dos maiores clichês que existem sobre esse assunto é de que quem trai o faz por estar infeliz com seu companheiro, por não estar satisfeito com a relação pré-existente. Só que, atualmente, ninguém mais é obrigado a ficar com ninguém! Divórcio não é mais motivo de preconceito e estar solteiro não significa ser incapaz. Ao contrário, separar-se de seu companheiro antes de desrespeitá-lo, mais que uma opção, é uma prova de carinho e consideração pela caminhada que fizeram juntos até então.
*
É isso: traição é, acima de tudo, desrespeito. E eu não consigo entender que alguém ame uma pessoa sem respeitá-la e, principalmente, sem respeitar a si mesmo.
*
Mais uma vez eu posso até estar sendo romântica demais, mas que é muito melhor deitar a cabeça no travesseiro à noite e sonhar com beijos ao invés de sonhar com o flagrante, lá isso é!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

sammy...
concordo plenamente com tudo o que vc disse...tbm creio que a traição é acima de tudo, um desrespeito ao outro...e não concordo com esse nome "dia do amante" tbm não...!
Sammy, te adoro muitooooo !!!!
Vc eh mt especial !! mts bjusss
Bruninha***!!!

Anônimo disse...

Adorei seu "artigo", Sammy.
E lembro de fulana, sicrano...
Que dores eu vi! Que sofrimentos me descreveram! Quantas lágrimas vi rolar...
e eram os amantes que o faziam ...
Mas que louco sentimento é esse que não faz discernimento entre respeito, razão, amor, sexo, paixão, dependência, amizade?
E por mais que se queira ajudar, esclarecer, abrir os olhos, nossa, é difícil demais para o amante chegar a essa consciência...
E é uma dor enorme que se vê alguém sentir... e mesmo sabendo que poderá ser 'desrespeitado' também, o amante se mantém fiel, talvez até mais do que o próprio traído...
RESPEITO!! MUITO RESPEITO POR SI!

E nada melhor do que sonhar com beijos, muitos beijos.....

Anônimo disse...

Oi Sammy,
Engraçado, nunca tinha pensado tão profundamente a respeito do assunto. O mais incrível é que já passei pela mesma situação que você (ter um "caso" com uma
mesma pessoa por 1 ano. E tenho que confessar ... CONCORDO EM TUDO COM VOCÊ.
Beijos,
Dani

Anônimo disse...

Ótima reflexão, Sammy! Mto boa mesmo!...

Anônimo disse...

Mandou!!
Concordo com vc!!
Vida de amante é vazia, e pra variar, existe mais um dia dedicado a coisas vazias!!
Odeio traição, é já briguei seriamente com amigos meus por se submeterem a tal ato...
Abaixo esse dia...Façamos o dia dos Amantes!!!